quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Toxoplasmose!! Imune ou não Imune



Olá Meninas J

Então a vossa semana como está a correr??

O post de hoje vai ser um bocadinho diferente dos habituais, foge um pouco aos temas normais daqui do blog!! Mas desde que soube que estava grávida, as perspetivas mudaram, existem outros tipos de interesses e preocupações!! E como já vos tinha dito vou abranger novos temas, relacionados com esta nova fase que estou a passar e viver J

Então o tema para hoje é TOXOPLASMOSE



Como já vos tinha dito anteriormente, foi uma gravidez planeada, por isso antes de engravidar fui ao médico fazer um check up para ver como andava a minha saúde!! Felizmente tudo ok, o médico só salientou que eu não era imune à toxoplasmose, que quando engravidasse devia ter certos cuidados com alimentação!! Mas sinceramente não foi muito abrangente… e eu também não me preocupei muito, como ainda não estava grávida!! E já tinha ouvido amigas a falar sobre isso e nunca pareceu ser um bicho de sete cabeças!!

Entretanto engravidei… e agora já com uma nova médica, que frisou logo o facto de não ser imune!! E aí sim explicou por alto todo o conceito… mas pediu para fazer novas análises porque entretanto já poderia estar imune!! Que se veio a descobrir que continuava a não ser… L

E para que eu entendesse melhor todos os perigos e cuidados que devia ter ela facultou-me o género de uma agenda “o seu guia de gravidez”, que explicava tudo muito direitinho!! Eu já tinha feito algumas pesquisas na net, mas era tudo muito substancial!!!

O que é a toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo toxoplasma gondii. Quem transporta este parasita em regra geral são os gatos, é no intestino deste que o toxoplasma gondii atinge a sua maturidade e se reproduz, ou seja, são criados uma espécie de ovos que são eliminados nas fezes dos gatos. Por isso a terra, areia, água ou plantas que estejam em contacto com as fezes dos gatos ficam contaminados. Da mesma forma que, animais que comam estas plantas ou bebam dessa água ficam contaminados, o que quer dizer, nenhum animal está a salvo!!

Como é que uma pessoa contrai a toxoplasmose?
Através da ingestão de alimentos contaminados.

Quais os sintomas?
Regra geral não se dá por ela, quando se é infetado pelo parasita, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, mas de forma muito ligeira, febre, mal estra e glândios inchados, e como é obvio ninguém associa à toxoplasmose!
De um ponto de vista gral é uma doença totalmente inofensiva!!
A imunidade só acontece apos um contacto com o parasita, o que quer dizer que quem é imune, já contraiu a doença! Por norma, sendo uma vez imune,  muitos raros são os casos em que há uma reincidência da infecção.
Em Portugal quase 59% da população é imune!!

Toxoplasmose na Gravidez:
Quando uma mulher engravida, é muito importante fazer análises, para saber através destas, se houve ou não contágio. Durante a gravidez por norma a grávida realiza três análises de rastreio. Porque é extramente importante saber se houve ou não contaminação anteriormente, há que ter alguns cuidados porque, se for infetada durante a gravidez, poderá contagiar o bebé.
Por isso a que é muito importante determinar, até antes de engravidar se é ou não imune à toxoplasmose, para ter cuidados necessários.

Quais as consequências se houver infecção no feto?
Em casos que a infeção se dá ainda no primeiro trimestre, o risco de aborto aumenta consideravelmente. Numa fase de gestação mais tardia pode provocar um parto prematuro, malformações no feto, problemas oculares graves, problemas oculares e lesões cerebrais, entre outras. Muitas lesões  não são identificadas à nascença , e só meses ou até anos mais tarde  a que é possível ter certezas das sequelas derivada da contaminação.
Caso os exames revelem que a grávida contraiu o parasita, o médico deverá receitar uma medicação a tomar durante toda a gravidez de maneira a evitar que o feto seja infetado. Mas se mesmo assim o feto for infetado, serão administrados fármacos para tratar a infeção do bebé, e devem ser feitas ecografias a cada quinze dias para verificar o efeito da medicação no feto.

Probabilidade de contágio:
É importante salientar que há muito poucas probabilidades de contrair toxoplasmose durante a gravidez, a taxa aponta para 1%, e mesmo que a futura mãe seja infetada isso não quer dizer que o feto também seja, daí as necessidades de haver precauções.
Se a gravida for infetada num trimestre mais avançado, a probabilidade de infeção do feto é maior. No terceiro trimestre a taxa de probabilidade de infecção do feto é de 80%...

Como evitar a toxoplasmose caso não seja imune:
- Convém não mexer muito em carnes e peixes crus sem luvas e deve-se lavar bem mãos e unhas após a preparação;
- Lavar bem todos os utensílios e bancadas da cozinha após preparar vegetais, frutas, peixes ou carnes cruas;
- Não coma carne nem peixe mal cozinhados (tipo mal passado), inclui fiambre de porco (minha médica aconselhou a abolir os enchidos de forma geral);
- Não comer ovos crus ou mal cozinhados (a médica aconselhou a não comer ovos caseiros, optar pelos de “aviário”);
- Lavar com água corrente e desinfetar os vegetais que consumir crus (por dica de uma amiga também desinfeto com vinagre ou amoquina);
- Descascar as frutas;
- Não beber leite não pasteurizado e não comer queijos frescos (optar pelos queijos curados);
- Lavar frequentemente as mãos, manter as unhas sempre limpas;
- No caso de ter gatos, pedir a outra pessoa que limpe bem a caixa dos dejetos, se tiver que o fazer, use luvas e evite aspirar os vapores durante a operação;
- Trocar a areia dos gatos todos os dias, e a caixa deve ser limpa com água a ferver todos os dias;
- No caso de ter gatos, não os deixe sair de casa durante o período de gravidez, ou se tiver oportunidade de alguém tomar conta deles é a melhor opção (esta parte para mim é complicada, porque os meus gatos sempre andaram fora de casa, prende-los estava fora de hipótese, visto que não estão habituados!! Então a solução foi deixar de ter o contato que tinha com eles, ou seja, nada de colo e meiguices, o que me parte o coração, visto que tanto o Simba como o Lucky são muito apegados a mim!! Nota-se que andam carentes, por muito mimo que o marido lhes dê não é a mesma coisa… L andam sempre de volta de mim… a tentar a todo o custo ir para o meu colo… esta parte não está de todo fácil… L);
- Tentar não ter contato com a terra, se o fizer deve usar luvas;

Pronto a toxoplasmose é isto tudo!!

Acho que me alonguei muito… mas queria abordar o tema ao pormenor, visto que eu tive um pouco de dificuldade em perceber a amplitude da questão!! E como eu,, talvez futuras grávidas não estejam totalmente esclarecidas!!

Peço desculpa por ter sido demasiado… longa!! J

Beijinhos ,
Até amanha,

Lipa ***

Sem comentários:

Enviar um comentário