sexta-feira, 21 de junho de 2013

Aventura na Cozinha



Olá Gente J

Para encerrar esta semana vai ser com uma receita, que vocês até podiam por em prática no fim de semana… J

E porque que dei o título uma aventura na cozinha…!!!

Eu gosto muito de cozinhar e até dou-me bem com as panelas, mas não sou muito de arriscar nem fazer coisas muito difíceis, gosto de tudo muito prático e nada complicado J

E por isso mesmo nunca tinha feito um rolo… tinha a ideia que na hora de enrolar a massa ia partir-se toda, e por isso já ter acontecido a algumas amigas que experimentaram fazer… pôs sempre de parte fazer o rolo…

Mas a minha mãe adora, e andava sempre a pedir para fazer, e então por altura do dia das Mãe resolvi surpreende-la com um rolo, pesquisei uma receita bem simples, e começou aventura J.

 Mas a verdade é que correu muito melhor que o esperado e o rolo ficou uma delicia, ficou tão bom que nem deu tempo de tirar fotos, durou tipo uma meia hora… os de casa são bem gulosos.

Como correu bem da primeira resolvi fazer outra vez e mostrar para vocês o passo a passo J, confesso que estava com receio, às vezes calha bem à primeira, sorte de principiante, e vai-se fazer outra vez e não corre nada bem… Mas acho que até não correu mal…

Vamos à receita:

Ingredientes:
- 4 ovos;
- 125g de açúcar;
- 125g de farinha;
- 1 c. de chá de fermento;
- raspa de limão;
- manteiga;
- Geleia ou creme de chocolate de compra;

Primeiro de tudo é ligar o forno a 180º , depois é untar um tabuleiro com manteiga, usei o do forno mesmo. Depois de passar a manteiga, deve-se forrar o tabuleiro com papel vegetal e tornar a passar manteiga por cima do papel vegetal.



Separar as gemas das claras. Bater as gemas com o açúcar até ficar bem cremoso, depois juntar a raspa de limão, a farinha e o fermento. Por fim acrescentar as claras já batidas em castelo.




Deitar a massa no tabuleiro, levar ao forno por 15 minutos. Não se assustem quando virem a massa a fazer bolas, quando a massa começar a cozer vai fazer uns altos ou até umas bolas, das duas vezes que fiz aconteceu. Da primeira vez que fiz achei que algo de estranho se passava, mas como correu bem, da segunda vez nem liguei. No fim a massa normaliza e fica direitinha.



Enquanto a massa coze, num pano polvilha-se açúcar em pó.
Depois dos 15 minutos desenforma-se a massa para cima do pano (a minha massa queima sempre de um dos lados, o problema é do forno, que supostamente devia aquecer por todo igual, e como fica mais tostada eu retiro essa parte, porque se não vai dificultar na hora de enrolar)

Depois de desenformada, vem a parte de rechear, eu da primeira vez optei por geleia de morango, sinceramente gostei mais, a geleia humedece mais a massa e fica muito fofo. Para a segunda vez escolhi chocolate, fica bom, mas mais seco… eu também sou suspeita porque sou viciada em geleia.

Agora vem a parte pior!! Supostamente!!! Que é de enrolar a massa, eu pensava que era uma coisa extremamente difícil, estava bem enganada, como a massa é muito fofa e com a ajuda do pano é super fácil, não custa nada, convém é fazer todo o processo com a massa ainda quente, porque facilita muito na hora de enrolar J



E pronto já está feito o rolo J




Quem vai ser a primeira/o a experimentar fazer???


Lipa ***
Bom fim de semana
Para a semana há mais…



Fotos: André Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário